Seções

quinta-feira, 28 de junho de 2012

WHITESNAKE

Este será o primeiro artigo falando sobre uma banda específica, e vou começar falando sobre a banda que mais gosto e mais tenho ouvido, o Whitesnake.

Vejo nessa banda, principalmente entre os anos 80 e 90, a verdadeira testosterona do Rock N' Roll, aquele som agressivo, insinuante, que sabe dizer coisas bonitas, e ainda assim ser um "bad boy", pra mim, eles tem aquele espírito Rock N' Roll que faz o estilo ser tão reverenciado e aclamado pelo público puro de verdade.

Vamos lá...

Formação de 1990.

Whitesnake é uma banda de hard rock britânica formada em 1977. Entre os seus sucessos destacam-se a balada "Is This Love", do álbum Whitesnake de 1987, e a pesada "Love Ain't No Stranger", do álbum Slide It In de 1984.

Com o término do Deep Purple, em 1976, David Coverdale não perdeu tempo e no mesmo ano criou e lançou seu projeto solo: Whitesnake. e logo após lançou o Northwinds (1977). Esses dois discos não fazem parte do Whitesnake, e sim da carreira solo do David Coverdalle.

A formação da banda que acompanhava Coverdale era Bernie Marsden e Micky Moody (guitarras), Neil Murray (baixo) e Dave Dowle (bateria). Em 1978 saiu o primeiro álbum do Whitesnake, Trouble
No ano seguinte, Jon Lord (ex-membro do Deep Purple) juntou-se à banda e na sequência vieram os álbuns Lovehunter (1979) e Live...in the Heart of the City (1980).

Em Ready an' Willing, de 1980, Ian Paice (batera) (também ex-Purple) já fazia parte da banda. Apesar de tantos 'ex-Purples', o som do Whitesnake teve, desde o início, um estilo diferente do Deep Purple, mais voltado para o hard rock americano, com fortes influências 'redneck' presentes na guitarra com slide de Moody , ótimos 'riffs' e um baixo bem presente e elaborado.

Em 1981 lançam Come an' Get It e em 1982, Saints & Sinners que conquista o público com músicas como "Here I Go Again" e "Crying In The Rain". Muitas mudanças ocorrem no Whitesnake após este álbum e falaram até em acabar a banda, o que não aconteceu. 

Após a turnê de Saints & Sinners, Ian Paice deixa a banda. Pouco depois, Bernie Marsden e Neil Murray também saem. Mas Coverdale não esmorece e chama Cozy Powell para substituir Paice. Mel Galley assume a guitarra e Colin Hodgkinson o baixo. Lançam Slide It In em 1984 e, após o lançamento, mais uma mudança: Micky Moody sai, sendo substituído por John Sykes. "Love Ain't No Stranger", "Guilty Of Love" e "Slow and Easy" fazem dele um sucesso, podendo ser considerado um dos melhores álbuns da banda. Mel Galley (guita) apresenta problemas no braço e fica afastado da banda parte da turnê. O Whitesnake segue com um só guitarrista. O baixista Neil Murray volta para a banda enquanto Jon Lord volta para o Deep Purple.

Em 1985 a banda toca no Brasil, no Rock in Rio, no lugar do Def Leppard (que desistiu na última hora devido ao trágico acidente de carro de seu baterista, Rick Allen, que teve um braço amputado). 

Cozy Powell também deixa a banda e em seu lugar entra Aynsley Dunbar. Whitesnake de 1987 traz como participação especial, o guitarrista Adrian Vandenberg. A música "Is This Love" estoura nas paradas mundiais, sendo inclusive tema de telenovela no Brasil.

As mudanças não param por aí, Vandenberg é efetivado na banda e John Sykes sai (dizem que ele queria ser o único guitarrista), Tommy Aldridge e Rudy Sarzo (Quiet Riot) substituem Aynsley Dunbar e Neil Murray respectivamente. O próximo álbum Slip of the Tongue de 1989 porém, tem o bruto do Steve Vai na guitarra.

Apesar do sucesso de hits como The Deeper The Love, o disco não vendeu muito bem, e Coverdale decide dar um tempo.
A banda para em 1991, e só volta em 93 com um projeto chamado Coverdale / Page (Ele eo Jimi Page do Led Zeppelin)

Em 1994 David Coverdale reformulou o Whitesnake, lançando uma coletânea, Greatest Hits. Em dezembro de 97 esteve no Brasil, no show da festa da 89 FM promovendo seu novo álbum, Restless Heart.

Em 2000, foi lançado o “The Best of”, um disco que traz parte dos grandes hits que fizeram do Whitesnake uma das melhores bandas de hard rock do mundo. Já em 2003, ele começam uma turnê mundial, onde forma "headliners" em diversos festivais. Em sua nova formação estão Reb Beach e Doug Aldrich nas guitarras, Timothy Drury nos teclados, Marco Mendoza no baixo e Tommy Aldridge na bateria, além é claro, de Coverdale nos vocais.


Dizem que David Coverdalle, antes de entrar no Deep Purple era um rapaz de 21 anos Gordinho e cheio de espinhas, que já cantava desde os 15 anos de idade. Quando Ian Gillan, o vocalista do Purple saiu, os membros fizeram alguns testes e decidiram contrar "o gordinho" mesmo. (Alguns anos mais tarde David era um síbolo masculino desejado por todas as mulheres do mundo)

Os membros mais importantes, na minha opinião, foram:



Micky Moody, Era o guitarrista no início da banda, gravou vários discos. Ele usava muito um slide na guitarra, é algo que dá uma sonoridade incrível ao instrumento.



Jon Lord, Foi um dos criadores do Deep Purple, ficou algum tempo no Whitesnake, ele é um dos melhores tecladistas do mundo, na minha opinião ele é o melhor, e fez apresentações memoráveis no grupo. 


 John Sykes, Esse cara toca demais, ele foi um dos melhores guitarristas a ter participado do Whitesnake, fazia solos incríveis, era tão bom em palco quanto em estúdio, era um músico e tanto, em grande parte das músicas ele ajudou Coverdalle a fazer, e certa vez ao finalizar o disco Whitesnake de 87, David Coverdalle teve problemas com sua voz, e John Sykes quis gravar os vocais, isso deixou David muito ofendido.
Ele queria ser o único guitarrista da banda, e chegou até a brigar com o outro guitarrista.
Dizem que ele saiu da banda por isso, seu ego era tão grande que não cabia no Whitesnake, quando tocaram no Brasil, no Rock In Rio 85', A Atriz Sônia Braga, considerada a mulher brasileira mais bonita da época queria ficar com ele no camarim, e o mesmo a recusou, ele foi eleito como o músico mais bonito do festival, sendo apelidado pelos brasileiros de "Zé Gatão".


 Adrian Vandemberg Na minha opinião ele toca muito bem, foi também, um dos melhores guitarristas a participar do Whitesnake, ele esteve presente na formação que eu considero a melhor, ao lado do ledário Steve Vai. Com a pausa do Whitesnake, Ele e David Coverdalle foaram tocar um acústico (voz e violão) em Tókio, o que agradou bastante o público e acabou virando disco.


 Tommy Aldridge, Ele é uma lenda das baquetas, foi ele quem popularizou a técnica de usar dois Bumbos na bateria, ele já tocou em diversas bandas (Thin Lizzy, Ozzy Osbourne, etc), e na minha opinião, é um dos melhores bateristas do mundo, e o melhor que já esteve no Whitesnake.


Steve Vai, Considerado um dos melhores guitarristas do mundo, ele é um virtuoso e Doutor em Música, seus solos no Whitesnake chegavam a ser psicodélicos, e ao lado de Adrian Vandemberg formou a melhor dupla de guitarristas da banda, presente na melhor fase. Um dos melhores guitarristas a estar no Whitesnake também.

E, é claro,


David Coverdale, um dos melhores vocalistas da história, uma das melhores vozes que o mundo já conheceu, vocal poderoso, grave, e também agudo, os primeiros discos do Whitesnake tem até mesmo uma semelhança com Led Zeppelin, por conta dos vocais de David.

Se você ainda não Conhece a banda, recomendo que conheçam primeiramente os álbuns "Greatest Hits" de 1994, que reúne os melhores Hits da Banda, e também o Álbum
"Slide It In" de 1984.



Na minha opinião, as melhores músicas são:

Crying In The Rain:
 

Slow and Easy



Love Ain't no Stranger


Here a Go Again






entre outras.

Atualmente a formação é:

David Coverdale - Vocais
Doug Aldrich - Guitarra Principal
Reb Beach - Guitarra 
Michael Devin - Baixo 
Brian Tichy - Bateria

Mas a melhor formação na minha opinão foi a de 1990:

David Coverdale - Vocais
Adrian Vandemberg - Guitarra
Steve Vai - Guitarra
 Rudy Sarzo - Baixo
Tommy Aldrige - Bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por se interessar em mostrar a sua opinião. Não poste nenhum conteúdo agressivo, que possa ofender algum leitor ou administrador do blog, não poste conteúdo que viole direitos autorais, e tenha bom senso ao postar, revise seu texto, e veja se realmente é o que quer dizer.