Seções

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Movimento Grunge, o Rock começa a cair.

O Movimento Grunge, o Rock começa a cair.

Hoje em dia, com a popularização do Rock/Metal, impulsionada com a Mídia, escândalos, Publicidade, é muito fácil ver por aí grandes idiotas com a camiseta do Dream Theater, Iron Maiden, Motörhead, etc, ouvindo Thcêrêrtchtchê em seus malditos fones de ouvido..

Isso ocorreu por causa de bandas que POPularizaram o Rock, e o tornaram um movimento conhecido por diversas pessoas de todos os tipos, que de certa forma tornaram a rebeldia, uma forma de se mostrar diferente, frente às outras pessoas, assim se declaravam "descolados", e isso pode parecer moda diante de alguns.

Infelizmente, tenho que mencionar que um dos inícios dessa degradação do Rock, se deu com o movimento Grunge, encabeçado pela banda Nirvana.



O Nirvana é uma banda que admiro muito, a banda era formada por grandes músicos, Kurt Cobain, Krist Novoselic, e Dave Ghrol, sendo que este está presente até hoje no cenário Musical.

Kurt Cobain, possuía atitudes admiráveis, realmente dignas de um homem com a essência do Rock N' Roll em seu sangue, a originalidade de suas composições é idiscutível, pois a maioria das letras é totalmente inconvencional, coisas sem fundamento, mostrando um pouco da rebeldia do jovem, e também deixou vários Riffs de Guitarra poderosos, (Smells Like Teen Spirit, Come as You Are, Heart Shapped Box, etc.) que afinal não é tão fácil para um Vocalista Solar, reproduzir Riffs na guitarra e ainda cantar.

A Culpa da atual viadagem no Rock não é deles, eles apenas iniciaram um movimento de revolta com as raízes do Rock N' Roll mais clássico, o problema foi o que se iniciou logo em seguida...

Diversas bandas "inspiradas" naquele movimento rebelde foram surgindo e saindo do Underground, não se classificando como Punk Sujo, Mas com músicas onde haviam Versos Calmos e Refrões Explosivos. e as letras geralmente falavam sobre depressão.

Não conheço muitas bandas do Movimento Grunge, mas quero mencionar o (Silverchair), que foi uma banda totalmente inspirada no Nirvana, eles tinham um sonzinho legal no começo, um pouquinho de peso e etc, mas fogem totalmente do Rock N' Roll, eram apenas jovens fazendo música, para arrumar garotas.

E disso se derivaram várias outras bandas, "modernizando" cada vez mais o estilo criando o chamado "post-grunge", e cada vez mais bandas foram se derivando e criando coisas novas, e claro, fugindo ainda mais do verdadeiro Rock N' Roll. Foi se degenerando, decaindo até chegarmos hoje em dia no "Linkin Park", "Coldplay", "Blink 182", e diversas outras bandas de "rock" moderno que de Rock não tem nada, só são denominadas assim por usarem Teclado/Guitarra/Baixo/Bateria/Vocal.

Mas o lado bom do Movimento Grunge, foi a aparição de Bandas diferentes do Rock convencional, mas com a essência do verdadeiro Rock N' Roll...
O Próprio Nirvana, com guitarras fortes, bateria explosiva, linhas de baixo bem expressivas, e musica simples, porque música boa é música simples.





Outra banda que merece ênfase é o Pearl Jam, se encaixando no quesito Grunge, eles lançaram seu primeiro álbum (Ten) mostrando o que realmente é o seu som, algo diferente, emocionante, expressivo, com uma temática diferente, mas com poderosos solos de guitarra dignos de uma grande banda de rock, (para quem não conhece, ouça a música Alive).
A Banda tem em sua formação os músicos: Eddie Vedder (vocal), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (Guitarra base), Mike McCready (Guitarra solo), Matt Cameron (Bateria).





E por fim, gostaria de falar sobre a Banda Alice in Chains, que é caracterizado como (Metal-Post Grunge), mas eu prefiro caracterizar como Metal-Grunge, pois é da mesma época que o movimento Grunge, tem um som pesado, com fortes distorções solos enérgicos, poderosos e cheios de feeling, mas também possuem a calmaria natural da origem do Grunge, letras também depressivas. (Para conhecer a banda Ouça as músicas Rooster, Man in the Box, Down In a Hole).
A Banda é caracterízada pela Voz Marcante do Vocalista Layne Stanley, e pela poderosa guitarra de Jerry Cantrell, mas em 2002, Layne Stanley morreu em decorrência de uma overdose, já estava cansado e deprimido após a morte de sua namorada, e dizem que esta overdose foi proposital, ele realmente queria morrer, e com isso a banda se encerrou. O restante da banda eram Sean Kinney (Bateria) e Mike Inez (Baixo). A Banda se reorganizou em 2005 com um novo vocalista , William DuVall.

Existem várias outras bandas do gênero, e com a mamata da Internet, qualquer um pode se conectar e conhecer álbuns e até discografias inteiras.


O Movimento Grunge, segundo a Wikipédia:


"Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 no estado americano deWashington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metale pelo indie rock. As letras das bandas nomeadas grunge geralmente caracterizam-se por altas doses de angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social,apatia, confinamento e desejo de liberdade. A estética grunge é despojada em comparação a outras formas de rock, e muitos músicos grunge se destacaram por sua aparência desleixada e por rejeitarem a teatralidade em suas performances."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por se interessar em mostrar a sua opinião. Não poste nenhum conteúdo agressivo, que possa ofender algum leitor ou administrador do blog, não poste conteúdo que viole direitos autorais, e tenha bom senso ao postar, revise seu texto, e veja se realmente é o que quer dizer.